sábado, 13 de outubro de 2012

à beira-mar


O blog Jardim Atlântico não tem qualquer conotação com o epíteto estafado com que se adjetiva Portugal – jardim à beira-mar plantado, cada vez menos jardim e de mais em mais coutada de caça.

O Jardim Atlântico é o meu jardim, localizado na cidade da Póvoa de Varzim, logo, à beira-mar.

Sempre amei a Natureza: o mar, os rios, as lagoas, as rochas, os animais e as plantas. Não tivesse eu vivido grande parte da minha vida no deserto do Namibe, em Angola, onde o Homem sempre foi um defensor acérrimo da Natureza – num tempo em que não se falava ainda de ecologia e conservação da Natureza - porque sempre soube o valor que ela , a Natureza, teve para si, para os seus avoengos e para os seus filhos. Basta dizer que na cidade de Porto Alexandre, atual Tombua, existem casuarinas seculares, plantadas muito antes daquela urbe ter adquirido o traçado atual. Quando se asfaltaram as estradas, cerca de meia dúzia de casuarinas ficaram “no meio das estradas” e não houve ninguém, nem poder algum, que as tivesse mandado derrubar. Essa hipótese nunca foi tentada nem aventada. As casuarinas lá continuam, “no meio da estrada”, impávidas e serenas.

Desde pequeno me habituei a ver vasos com flores e canteiros por todo o lado. A minha mãe com as latas de azeite, de leite, de banha, de tudo, fazia vasos lindíssimos.

Neste blog vou colocar o que for fazendo nos meus canteiros já que, para mim, um Jardim não se mede aos planos.

É a minha singela homenagem à Mãe-Natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário